Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SERÁ QUE EDUCAÇÃO É ISSO ?



                                                       Imagem meramente ilustrativa.


Autor - Sérgio Oliveira de Vasconcellos Corrêa


Vira e mexe, os meios de comunicação nos põe em contato com teorias, opiniões, experiências e “democráticas” decisões relacionadas com a educação, divulgadas por teóricos, opinadores, curiosos e “otoridades” federais; Confesso que me sinto confuso e já não sei se me tornei um velho chato; se as novas gerações aprenderam mal - se é que aprenderam - ou, se a inversão de valores é a regra geral implantada como estratégia de poder.

Para grande parte da população, a educação é responsabilidade da escola.

Para a maioria dos professores, o aluno deve vir educado de casa.

Para os preclaros e eminentes responsáveis pela Educação no país, a função da escola é informar, instruir e formar.

Em um aspecto todos concordam: “precisamos de educação” e aí está a chave do problema. A totalidade dos que assim dizem colocam-se fora da generalidade, o “precisamos” posto em destaque é direcionado a todos, menos a quem o proclama.

Neste ponto entra em cena o velho educador rabugento e pergunta: Quem pode dar o que não tem? Se precisamos de educação é porque não a temos. Se não a temos, como podemos dá-la?

Na realidade, é o conceito de educação que não está perfeitamente formado na mentalidade do nosso povo e esse conceito independe dos pais, dos professores, do ensino oficial ou particular ou de outro qualquer, ele só será formado a partir da conscientização de que todos somos iguais, não só perante a Lei - como reza a Constituição - mas que os direitos e deveres de cada um, terminam aonde começam os direitos e deveres dos outros. Logo, é através de bons exemplos que, aos poucos, a educação será plantada no seio das novas gerações.

Novamente, entra em cena o velho professor com mais uma pergunta: “Estamos dando bons exemplos à juventude”? Será que: ganância; corrupção; violência; mentiras; traições; organizações criminosas; leis feitas sob medida para não punir quem as faz; desigualdade social, plataforma eleitoral na qual não convém mexer, apenas lembrar que existe a fim de manter cativo o eleitorado; os brasileiríssimos futebol e carnaval, cópia do “pão e circo” dos romanos; o desrespeito com os idosos; a falta de reconhecimento para com os professores; a valorização das mediocridades em detrimento da verdadeira arte; o xenofilismo como antídoto contra os valores nacionais. Esses são bons exemplos? Como se vê a culpa é da sociedade como um todo. Se cada um cumprir com o seu dever e passar a respeitar como gostaria de ser respeitado, talvez em uma geração já possamos dizer: Somos um povo quase educado. (continua)



****************************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

                http://soucidadaoparticipativo.blogspot.com.br/2012/12/sera-que-educacao-e-isso.html
         

****************************************************************************************************************************


        Na foto, Marcelo Gil com amigas e amigos em visita a Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos. 

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 97175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i


****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS.

    ACESSE : www.soucidadaoparticipativo.blogspot.com

    ResponderExcluir