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terça-feira, 31 de julho de 2012

CONSUMIDORES QUE ENCONTRAREM MERCADORIA VENCIDA NOS SUPERMERCADOS DO RIO DE JANEIRO LEVARÃO OUTRO DE GRAÇA !!!



                                             

Os consumidores que, a partir de 15 de agosto, encontrarem algum produto fora do prazo de validade nas prateleiras dos supermercados do Rio de Janeiro terão direito de trocar por outro de graça.

Trata-se da campanha ‘Todos de Olho na Validade’, acordo que foi assinado ontem pelo Procon do Rio, em parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e com o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon). A campanha vale para todas as 500 lojas das redes de supermercados que integram a Asserj.

“Para fazer a troca, é preciso mostrar no caixa o produto que está fora do prazo. O ideal é já escolher e levar ao caixa um produto equivalente”, orienta Larissa Davidovich, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública.

Larissa observa ainda que o acordo assinado só vale para antes do pagamento no caixa. Caso o consumidor perceba que o produto está fora da validade quando chegar em casa após ter feito a compra, será preciso acionar os órgãos de defesa do consumidor. Para isso, é preciso guardar a nota fiscal de pagamento.

Pelo acordo firmado, quem compra um biscoito fora da validade, por exemplo, pode escolher outro que tenha o mesmo preço. Caso este segundo seja mais caro, é preciso pagar a diferença. O objetivo, de acordo com a especialista, é conscientizar e educar para que consumidores fiscalizem o prazo de validade dos produtos.

O Código de Defesa do Consumidor destaca que estabelecimentos não podem vender produtos fora do prazo. Na prática, porém, os órgãos de controle não têm como fiscalizar todas as lojas.

“Como não temos como colocar fiscais para tomarem conta, serve como incentivo para que os consumidores fiquem alertas e sejam bonificados com isso (a troca gratuita de um produto)”, explica.

A coordenadora do Nudecon destaca que a fiscalização visa qualidade: “Consumidor e supermercado ganham com essa medida, que diminui reclamações”, avalia.


Fonte : Jornal O Dia Online - 31/07/2012.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


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                  Na foto Marcelo Gil com Colegas e Professora da Universidade Católica de Santos.

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias. Técnico em Turismo Internacional. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor a ProTeste. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 97175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

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